Justiça manda Estado dar assistência a autistas em São Paulo


Justiça manda Estado dar assistência a autistas em São Paulo
Seg, 31 de Maio de 2010 16:37 | Escrito por Leandro | | |
A 6ª Vara da Fazenda Pública, de São Paulo, em decisão de mérito, determinou que o governo paulista proporcione tratamento especializado, educação e assistência a todos os autistas do Estado, independentemente de idade. Caso descumpra a decisão, o Estado deve pagar multa diária de R$ 50 mil.

O pedido foi feito pelos promotores de Justiça João Luiz Marcondes Júnior e César Pinheiro Rodrigues. Os promotores pertencem ao Grupo de Atuação Especial da Saúde Pública e da Saúde do Consumidor (Gaesp) — Órgão de Execução do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Já havia uma ação individual pedindo assistência a um autista. O governo contestou apresentando algumas unidades que poderiam dar atendimento a essas pessoas.

Dentro do processo, foi verificado que, diferentemente do que disse o governo, as entidades citadas não ofereciam tratamento especializado aos autistas.

A Justiça deixou a cargo do Estado a melhor forma de solucionar a sua deficiência — seja criando unidades específicas para essa finalidade, seja por convênio ou com parcerias com a iniciativa privada.

Para ter direito ao atendimento é necessário enviar uma carta a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, com relatório médico comprovando o transtorno.

Os documentos abaixo também devem ser anexados e enviados:

Cópias Simples de:
RG e CPF dos pais;
RG e CPF ou Certidão de Nascimento do Autista;
Certidão de Casamento dos Pais (se casados);
Comproe Endereço atualizado;
LAUDO MÉDICO (CID F-84);
Relatório da Escola Selecionada pelos pais.

Fonte: www.falandodeautismo.com.br
Continue >>>
Share |

O qu é AUTISMO????


Essa é primeira pergunta q eu ouço depois que eu respondo o q meu filho tem.
Por incrível que pareça, por mais antiga q seja, por mais q ela tenha sido identificada há décadas, o autismo ainda é uma incógnita para muitos, principalmente aqui no Brasil, pelo menos eu acho.
Mas o que é um autista??
O que ele faz??
Ou reformulando a pergunta: O que ele NÃO faz.

Eu poderia simplesmente dizer:  Façam uma pesquisa no google e lá vcs iam encontrar tudo e de tudo, mas eu recomendo esse site: AMA - Associação Amigos do Autista.
Agora eu vou falar sobre como eu via o autismo antes de ter um filho autista e como eu vejo o autismo hj:
Antes de ter um filho autista eu imaginava q uma criança autista fosse aquela criança alheia ao mundo, de cabeça baixa, sentada no chão e se balançando para frente e para trás. Q não fala, totalmente desligada.
E só!!!

Mas chegou um dia que meu filho não olhava nos meus olhos, parecia q não nos ouvia, a gente o chamava, não sorria mais com a expontaniedade de sempre, vivia se balançando, claro q o 'balançar' dele é meio peculiar, ele fica esfregando o pipizinho no chão, deitado como um sapinho como eu disse numa postagem anterior. Ele já estava com 18 meses e não andava, ele ouvia o barulho do liquidificador ou de uma serra e gritava como se aquele barulho estivesse moendo os seus tímpanos, então, como ele poderia ser surdo??[chegamos a considerar essa hipótese sim]
Eu sequer imaginava q um autista tinha todas essas característas, mas, para a minha surpresa, quando li o site q indiquei deparei-me com esse trecho:

Ainda bebês, podem possuir alterações de sono deixando muitos pais surpresos com a quietude da criança ou com seu choro incessante; não se aninham e, inclusive, apresentam certa aversão ao contato físico; não imitam o gesto dos pais (como, por exemplo, acenar ao se despedir) ou apresentam movimentos antecipatórios (estender os braços visando ir a um dos pais); não mantêm contato visual e tendem a uma forma atípica de olhar e não compartilham um foco de atenção.
À medida que vão crescendo, chama a atenção o fato de parecerem não escutar os comandos dados, haver uma ausência de medos reais, uma aparente insensibilidade à dor, uma forma diferente de andar - “na ponta dos pés” - e a presença de gestos estranhos (estereotipias) nas quais buscam conforto (como, por exemplo, balançar o tronco). Episódios de auto-agressão podem acontecer. Podem apresentar hipersensibilidade a determinados sons e repetir imediata ou tardiamente frases e sons ouvidos (ecolalia).
Podem apresentar, ainda, comportamento estranho e retraído; uma maneira inadequada de brincar; com ausência da reação de surpresa ou dificuldade para realizar o “faz de conta”; interesses específicos com persistência em girar objetos e habilidades especiais (hiperlexia ou ouvido absoluto, por exemplo); fascinação por água; crises de choro e angústia sem razões explicáveis; risos e gargalhadas fora do contexto e um retardo no desenvolvimento das habilidades motoras.
De todos esses sintomas, os únicos q o Artur não tinha era o de andar na ponta dos pés por ainda não andar, o de se auto agredir e o de ser avesso ao contato físico q no caso dele é o contrário, mais tarde eu soube q o excesso de contato físico tbm pode ser uma característica autística.

Os autistas tbm não pedem as coisas, eles não fazem as coisas, eles usam as pessoas como instrumento para conseguir o que desejam, então, eles sempre irão pegar vc pelas mãos e fazer vc bater palmas do que  bater palmas com as suas próprias mãos.

Esse é o meu filho, assim que li aquele dia, aquele texto, qualquer médico q me dissesse q ele não era eu diria q estaria mentindo.
Foi muito fácil entender q eu tinha um filho diferente, foi muito fácil ver q ele precisava de ajuda, difícil mesmo é encontrar alguém que entenda o autismo, alguém q ajude a tratar o autismo e quando encontramos, são caros, caríssimos e inacessíveis ao nossos humildes bolsos.
Onde eu moro não tem as terapias q ele precisa que seriam a terapia ocupacional, um acompanhamento psicológico e fonoaudiologia.
Onde eu moro sequer tem uma neuropediatra, um psiquiatra infantil, não tem nada.

Não tem sequer alguém q saiba o que é autismo e quando tem a resposta sempre é: Aqui não tem tratamento específico.
Por fim, hj para mim o autismo é uma lição de vida, é uma luta, é um empenho, é um estímulo e uma questão de honra em minha vida.
Eu juro q eu sempre soube q eu vim ao mundo para fazer a diferença e hj eu já consigo ver qual é a minha grande causa. E eu não vou desistir enquanto todas as pessoas sensíveis do mundo não souberem o que é autismo, como eles precisam de amor e enquanto as insensíveis não aprenderem a respeitá-las

E vc??
O que é o autismo para vc??
Continue >>>
Share |

O Meu Melhor


Desde o começo


Blog Archive

 

Viagem de mãe ♣ ♣ ♣ Mamanunes Templates ♣ ♣ ♣ Inspiração: Templates Ipietoon
Ilustração: Gatinhos - tubes by Jazzel (Site desativado)