Estereotipias. Vc sabe o que é isso??


Alguém sabe o que é isso??
Um vídeo para exemplificar:




Se vc tem algum conhecido q tem autismo ou espectro autista, com certeza vc sabe.

"O estereótipo mais comum, chama-se 'flapping de mãos' , em que o autista permanece abanando as mãos na altura dos ombros. Muitas vezes ele fica girando em torno de si mesmo, rodando objetos ou passando a mão sobre uma determinada textura o dia todo. 'Todos os comportamentos que os autistas possuem, nós também temos. A diferença é em grau: nós conseguimos parar quando quereremos e não o temos de forma constante o q merece atenção é a persistência dessa estereotipia'. Diz o neuropediatra Dr. José Salomão Schwartzman."

Fonte: http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=O+dif%EDcil+problema+do+autismo




Bem, agora q vc já sabe o q é estereotipia, eu posso falar que as do Artur tem aumentado demais.
Ele balança as mãozinhas toda hora que fica eufórico com suas brincadeiras, com os DVDs q ele ama, com a gente tbm, quando ele anda, ele tbm balança as mãozinhas todo alegre.
De verdade, eu acho fofinho rsrs.
Só q ele tem feito muito. Uma coisa q ele tem feito demais, inclusive para dormir é ficar passando o dedo dele num zipper.
Admito q foi sem querer q eu descobri q isso era uma estereotipia. Eu achava normal, até é, como disse o neuropediatra, mas realmente Artur dá uma volta e procura os dentinhos do zíper para passar o dedinho.
Ele tbm gosta de qualquer textura com mais relevo.
Ele parou um pouco de balançar a cabeça de um lado para o outro, mas agora ele tbm tem girado em torno dele mesmo, fica andando de costas e quando vem nos abraçar, vem de olhos fechados. Isso já lhe custou algumas pancadas no rosto, tadinhooooo!
Algumas vezes eu fico perdida com isso, não sei se uma estereotipia faz mal, se é sinal de q algo está errado com meu filho, além do fato dele ser diferente.
Mas estamos nos curtindo, aprendendo juntos sobre essa viagem onde eu me sinto passageira de primeira classe.
Onde Deus, fez de tudo para me oferecer o melhor percurso, o melhor destino e a melhor experiência da minha vida.
Share |

3 comentários:

Anônimo disse...

Ola Roberta fico muito feliz em saber que além de vc se informar , tbm passa este conhecimento para as demais pessoas...
Estou mjuito feliz pois assim como eu sei qu tem mais uma~super mãe trilhando o mesmo caminho que o meu.
Nossos filhos tem manias, tiques mais são fofinhos e muito amados um super bj meu e do pequeno bryan.

Anônimo disse...

Olá Roberta, tenho um sobrinho de 2 anos e três meses que suspeito ser autista. Ele ainda não fala, apenas balbucia algo parecido com papai; engatinhou tarde; andou com 1 ano e 9 meses; usa a gente como instrumento para conseguir o que quer; adora estar deitado no chão e adora passar a mão em tapetes; cobre os olhos e às vezes os ouvidos com as mãos; fica irritado com facilidade e chora sem motivo aparente; joga tudo que encontra no chão; não atende pelo nome, age como se fosse surdo; não nos olha diretamente nos olhos; adora brinquedo com rodas podendo girá-las sem cansar; por um periodo teve como brinquedo favorito a cadeira de rodas da tia-avó empurrando-a pra frente e pra trás. Ando um pouco angustiada pois os pais desse pequeno parecem não perceber que há algo errado nesse comportamento e estranhamente acham engraçado...já tentei abrir os olhos da mãe da criança que além do atraso na fala(que parece ser a única coisa que os angustia) o comportamento da criança não é normal e está atrasado em relãção as crianças da mesma idade. Trabalho na área da saúde e sei o quanto é importante o diagnóstico e tratamento precoces. Me angustio de ver o tempo passando e todos encarando como se nada tivesse acontecendo. Queria sua opinião...você acha que devo tentar conversar com a mãe mais uma vez? Qual a melhor forma pra ela não ficar chateada? Será que devo falar que suspeito de autismo? Parabéns pelo blog e pela família linda que tem. O Arthur tem sorte de ter uma mãe como você. Beijos.

Anônimo disse...

pelo tempo esse menino tomara q ja esteja em tratamento...

O Meu Melhor


Desde o começo


Blog Archive

 

Viagem de mãe ♣ ♣ ♣ Mamanunes Templates ♣ ♣ ♣ Inspiração: Templates Ipietoon
Ilustração: Gatinhos - tubes by Jazzel (Site desativado)